quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AÇÚCAR E ZUMMMMMMMMMBIDO NO OUVIDO

Estou assistindo neste momento o programa "Bem Estar" programa que vem em seguida ao de Ana Maria Braga. E um dos temas abordados é o zumbido no ouvido. Diz que atinge 28 milhões de brasileiros. A médica convidada especializada em otorrinolaringologia falando sobre o problema apontou como uma causa comum de zumbido no ouvido a "ingesta de doces". E uma moça ouvida pelo programa sofria de um tipo de zumbido que lhe lembrava o barulho de turbina de avião. E a médica que tratou dela pediu para que ela diminuísse o consumo de açúcar e de café. Não gosto dessa maneira complacente dos profissionais de saúde lidar com o açúcar. Falar em "ingesta de doces" fica parecendo que o problema se resume aos doces. Diminuir o consumo de açúcar é um conselho que dá margem à gente perguntar: por que apenas diminuir o consumo de um troço que está fazendo mal? Por que não zerar o consumo, detonar o açúcar da dieta, varrer o açúcar da mesa. Zumbido no ouvido é apenas um pequeno mal da folha corrida do açúcar. A PANDEMIA de cárie não existiria se não houvesse açúcar na comida. Cada brasileiro consome mais de 60 quilos de açúcar em média ao ano. Esse consumo absurdo de açúcar é que responde pela epidemia de obesidade que já é um problema de saúde pública. Voltando ao zumbido, o açúcar consumido provoca um aumento na produção de insulina jogada na corrente sanguínea pelo pâncreas. A insulina provoca um desequilíbrio bioquímico nas estruturas internas do ouvido levando ao zumbido. No meu livro Açúcar o perigo doce, menciono as conclusões do dr Yotaka Fukuda que aponta para o consumo de açúcar como causador de labirintite, hipertensão arterial, etc. Segundo o médico os sintomas são: vertigem, tontura, náusea, vômito, taquicardia, suor frio, palidez. Junto com a vertigem surge o zumbido, a irritabilidade a ruídos, etc.
O doutor Fukuda e seu orientador de tese dr. Luiz Mangabeira Albernaz criaram um modelo bioquímico que explica como o açúcar agride ao mesmo tempo os sistemas digestivo, nervoso e glandular. No seu livro o doutor Fukuda fala da agressão do açúcar nos bebês. O corpitcho deles não possui enzimas suficientes para quebrar as moléculas de açúcar de cana colocado na mamadeira. Algumas moléculas de sacarose são absorvidas e incorporadas pelo mecanismo chamado de pinocitose (envolvimento das moléculas de sacarose pelas células intestinais). O sistema imunológico reage produzindo substâncias vasoativas (serotonina e histamina) em grande quantidade que provocam reações alérgicas tipo: coceira, transpiração, furúnculo, vermelhidão, cera no ouvido, espirro, nariz entupido, edema, palpitações no coração zinho do bebê, herpes, gengivite, afta, pigarro, tosse, rouquidão, respiração ruidosa, azia, má digestão, arroto, flatulência e fraqueza.
Esse programa Bem Estar devia todo dia levar um médico diferente para falar dos males do açúcar. Neurologia, gastroenterologia, dermatologia, oftalmologia todas as especialidades médicas têm o que dizer dos males do açúcar. E falta um trabalho que unifique esses conhecimentos fragmentados. Foi o que procurei fazer no meu livro.
Seria uma maneira do programa Bem Estar neutralizar o trabalho deletério da doceira Ana Maria Braga que todo dia divulga porcarias açucaradas para, infelizmente, dezenas de milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário