sexta-feira, 25 de outubro de 2013

RAPADURA NA MERENDA ESCOLAR (UM CRIME)

RAPADURA NA MERENDA ESCOLAR
 A rapadura, o melaço ou melado; os açúcares: mascavo, demerara e cristal é tudo SACAROSE mais ou menos refinada. O resquício de nutrientes dos açúcares brutos não compensam o risco inerente à sacarose contida neles. Todos são maléficos para a saúde das pessoas e especialmente das crianças. De modo que É UM CRIME a inclusão de rapadura na merenda escolar. O resultado será aumento da incidência de cárie dentária, obesidade infantil, diabete tipo 1, etc.,etc.,etc.
A sacarose por exemplo alimenta a placa bacteriana bucal (ou biofilme) que é um viveiro de tudo que é bactéria nociva como a helicobacter pylori causadora de gastrite crônica e até câncer, a bactéria causadora de pneumonia e a causadora da manjada endocardite bacteriana, doença cardíaca que mata.
Os traficantes de açúcar vivem tentando incluir na merenda escolar transportadores de açúcar como a rapadura e o café. 'Refri' nem preciso mencionar porque já é uma mania nacional.
A dieta que alimenta o povo brasileiro não passa de uma RAÇÃO (cada vez mais) AÇUCARADA. Está na hora de ser aprovada a LEI ÁUREA NUTRICIONAL a lei que, proibindo a adição de açúcar aos alimentos, vai libertar os escravos do consumo de açúcar. Assim como a primeira Lei Áurea libertou os escravos negros da produção de açúcar.

Um comentário:

  1. Caro Fernando.
    Compreendo sua preocupação com o consumo exagerado de sacarose direta e indiretamente pela população brasileira.
    No entanto, convido-o a estudar um pouco mais sobre o metabolismo da sacarose no sentido de instruir as pessoas ao consumo racional da sacarose.
    Veja que o organismo humano, verdadeiramente pode e deve consumir açúcares diversos, porém dentro de uma dieta calórica que não exceda a capacidade de metabolismo da cada pessoa.
    O consumo sem exagero dos açúcares trazem benefícios, não apenas nutricionais, como também psicofisiológicos importantes ao bem estar do indivíduo humano.
    Estudos mostram que a substituição dos açúcares naturais por adoçantes sintéticos tem causado surgimento de novas patologias e o agravamento de outras, sem falar nos pequenos transtornos psicofisiológicos.
    Mas também os mesmos estudos alertam que as pessoas, indiferentemente do país, idade ou sexo, têm consumido uma quantidade exagerada de açúcares, não apenas a sacarose (açúcar de mesa), mas a glicose (guloseimas), a galactose (derivados do leite) e a maltose (bebidas alcoólicas). E esse exagero é que é verdadeiramente um crime, pois metabolização desses açúcares retroage os mecanismos de defesa, acelera mecanismos de envelhecimento e desgaste de células renais.

    Abraço,

    ResponderExcluir